miércoles, 20 de julio de 2011

Reflexão sobre o MLC: Presente e Futuro

Apresentamos as conclusões do trabalho que foi feito ate agora pelos membros da Assembléia. Se quiser participar, mande seus comentários por email ou para 8asamblea@seglaresclaretianos.org.


Como está o MLC hoje? 
Se eu imaginar o MLC como uma pessoa... o movimento seria uma pessoa com 14 a 20 anos de idade com as características de alguém desta idade. (Gangorra: a adolescência sobe e desce…)
Está em boa saúde, mas passou por algumas questões de saúde na infância, e tem algumas dores que não são sérias. Ainda não alcançou a maturidade, mas em várias maneiras quer ser independente. É autônomo, mas em vários aspectos continua a ser dependente (os balões representam dependência e sua ausência responsabilidade. Os barbantes presos a eles podem ser quebrados a qualquer momento que a pessoa queira quebrá-los) Não possui uma imagem clara de si (rosto sem face), de seu potencial, de suas fraquezas, de sua própria identidade, de seu carisma. Tem questões-chave indefinidas.
É uma pessoa ativa (está em movimento sempre com alguma coisa em suas mãos), usa roupa confortável e simples (roupa: solta, esconde o contorno do corpo). Não quer atrair atenção para si mesmo,ainda assim não quer passar despercebido: quer ser notado e considerado. Tem dificuldades em equilibrar sua atividade e espiritualidade, seu ser e fazer, sua contemplação e atividade (eixo vertical: representa a dualidade da pessoa). É uma pessoa feliz (o sorriso), aberta (os braços abertos). Em alguns aspectos parece comprometido, mas em outros é muito relaxado, e em algumas ocasiões se sente desorientado porque não lhe é claro como responder em situações específicas (pernas: uma firmemente plantada no chão e outra relaxada). Sua juventude ainda está em processo de discernimento (ponto de interrogação MLG) porque ainda não sabe qual é o seu papel no Reino de Deus (o mundo aos seus pés não está definido claramente) e não quer se definir e à sua missão.
Não sente necessidade de encarar as responsabilidades de alguns aspectos da vida de uma pessoa adulta (círculos de tamanhos diferentes, por exemplo: financeiro, familiar, civil e social. Não reconhece a importância, o peso de sua transcendência que estes aspectos têm em sua pessoa. Contudo, em outros momentos, é capaz de assumir importantes responsabilidades de modo maduro, como a proclamação da Palavra, opção pelos pobres, solidariedade, e em muitas ocasiões a viveu em missões compartilhadas (os círculos grandes são as responsabilidades que foram aceitas com maturidade, enquanto as pequenas são as que ele evita).
Gosta de tecnologia (ipod, headphones,...) e a usa para se comunicar, mas apenas quando quer falar com amigos, e não quando há necessidade de responder às responsabilidades, e é um desafio comunicar-se em outras línguas (círculo-cubo, letras em diferentes línguas: elas simbolizam dificuldades de comunicação).
É um jovem que quer viver em comunidade e sente a necessidade de informação. Reconhece a importância da Palavra, oração, sacramentos como fonte de água, comida, apoio… mas não sempre constante (A base é formada por elementos desconectados, que representam inconsistência).

Qual é a nossa imagem do MLC para o futuro?
É maior (expansão geográfica) e mais maduro. Tem boa saúde, mas passou por algumas doenças e dificuldades não sérias. Está consciente de sua constituição física (atenção constante a seus membros) e em geral se mantém em forma. É independente e autônomo (os balões já não estão mais amarrados). Tem uma imagem clara de si mesmo (o rosto está completo e a silhueta bem-definida), de suas capacidades, suas fraquezas, e sua própria identidade (sua identidade é apoiada por uma base sólida), de seu carisma (ideais fundamentais do MLC aparecem). Parece ter estabilidade financeira e emocional.
É uma pessoa ativa com roupas simples e confortáveis. É reconhecida e consultada em sociedade (megafone). É uma pessoa feliz, aberta e comprometida, incansável, desperta e dinâmica, disponível para missão (em movimento, dinâmica).
Está em um processo de discernimento e revisão, pronta para se renovar e responder ao que é mais urgente, oportuno e eficaz, de acordo com sua vocação. Assume suas responsabilidades: financeira, familiar, civil, social e a proclamação da Palavra, opção pelos pobres, solidariedade (todos estes são representados pela saco onde todas as responsabilidades são carregadas). Em muitas ocasiões, vive sua vocação como missão compartilhada (simbolizada pelo bastão que mantém o saco, que tem folhas verdes que representam a Família Claretiana). Gosta de tecnologia e a utiliza para se comunicar, mesmo em línguas diferentes (megafone, panfletos com símbolos de redes sociais e meios de comunicação. Na base da identidade aparecem símbolos de outras línguas). Deseja viver em comunidade e está em continua formação. Reconhece a importância da Palavra, sacramentos e os ideais leigos claretianos como fonte de água, comida e apoio... Eles são importantes pilares de sua vida (pilares nos quais sua identidade está fundamentada).

No hay comentarios:

Publicar un comentario