sábado, 23 de julio de 2011

Tino Rodríguez reeleito Secretário geral do Movimento de Leigos Claretianos

No dia de hoje a Eucaristia da manha ficou a encargo da Venezuela. Celebramos o reconhecimento da família, com um momento especial na comunhão para os matrimônios aqui presentes (Tino e Auxi; Concha e Pablo; Tomás e Syd; Laura e Miguel) e uma emocionante bênção final dos mais velhos da Assembléia: Petra, Nene, Consuelo, Conchita e Mª Isabel.
Na sessão de trabalho se começa fazendo a leitura das saudações que chegam desde a Comunidade do Coração de Maria (Zaragoza, Norte da Espanha) e Antioquia (Sevilha, Bética), assim como a mensagem de Justin (Colômbia) e de Julita Villanueva do México.
Segue-se a leitura e aprovação da ata do dia anterior e seguidamente a apresentação de candidatos que apareceram na sondagem de ontem, os quais apresentam sua historia pessoal e dentro do Movimento de Leigos Claretianos, assim como sua disponibilidade para desempenhar as funções requeridas.
Após o descanso, nos encaminhamos ao segundo bloco da Assembléia. Foi o momento de nos empenharmos a buscar propostas concretas para caminhar no futuro. Apresentamo-nos a ele mediante uma convocação do Espírito, para que mediante o discernimento que ocorreu ontem, nos ilumine na busca das linhas de ação. Trabalha-se em grupos sobre 8 aspectos a discernir: Identidade, Espiritualidade, Formação, Missão, Assessores, Novos Membros, Economia e Comunicação. Buscam-se propostas e sugestões, respeitando a autonomia, mas buscando um caminho comum em nível de Conselho Geral, Conselho Regional e grupos ou comunidades. Abre-se para o grupo maior e a síntese das mesmas se prolonga ate o meio da tarde.
Depois de uma breve pausa, começamos o momento de eleição. Esta tarde se vota para Secretario Geral. A oração preparatória de invocação do Espírito Santo ocorre na capela, orientada pela Região do Caribe. Em clima de oração, passamos à sala, onde se constitui a mesa, se repassam os membros com direito a voto e se explica o procedimento de votação. O numero de assistentes com direito a voto é 40. Para a maioria absoluta são necessários 21 votos. Neste clima de oração e respeito, elege-se por maioria absoluta Constantino Rodríguez, com 38 votos a favor e 2 em branco. Com um emotivo e forte aplauso, se reconhecem assim 4 anos de serviço e amor ao movimento, uma vez que se ratifica a confiança para o próximo período. Após a aceitação do cargo, conclui-se com uma breve ação de graças a Maria. Antes do jantar, encerramos este emocionante dia com a oração preparada pelo Canadá.
Finalizamos a jornada apos o jantar celebrando a noite, hoje preparada Venezuela.

No hay comentarios:

Publicar un comentario